terça-feira, 17 de julho de 2012

Som

Conceito


O som é uma onda que pode ser longitudinal, tridimensional ou mecânica, transmitida através de um meio material, tanto sólido, líquido, como gasoso, e que é detectada pela nossa audição mediante a vibração do tímpano, que resulta na sensação de som. O ser humano é capaz de ouvir sons com freqüências de 50 a 20.000 hertz (vibrações por segundo); o que chamamos de escala audível das freqüências. Quando o som está abaixo da sensibilidade auditiva do homem é chamado de infra-som, e quando está acima, é chamado de ultra-som, veja o gráfico abaixo.
Podemos classificar o som de duas formas: Som musical e Ruído. O som musical tem uma freqüência periódica, ou seja, regular e constante, ao passo que o Ruído se apresenta de uma forma totalmente irregular e inconstante, e portanto, não é periódica.




Características gerais


Altura é a qualidade que permite distinguir sons graves , médios e agudos. A altura de um som é representada para os instrumentos musicais ou voz humana através de sinais gráficos que chamamos de notas musicais.
Intensidade é a propriedade que permite distinguir sons fortes e fracos . A intensidade depende da quantidade de energia que a onda sonora transporta durante a sua propagação.
Projeção é a capacidade de emissão de um som à distância, o que não pode ser confundido com a intensidade, pois instrumentos tão suaves como a flauta, xilofone, triângulo e tantos outros, são ouvidos a grandes distâncias.
Reverberação é o atributo está relacionado com o eco produzido pelo ambiente aonde se de propaga o som, por ex. : uma sala de concertos, uma catedral, um vale etc...
Timbre é a característica que permite identificar ou distinguir as fontes sonoras, pois cada fonte sonora emite um conjunto particular de ondas que permite estabelecer a diferença entre os timbres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário