segunda-feira, 16 de julho de 2012


Função acústica da alma


A alma é uma das peças de maior importância na parte acústica do violino, pois é responsável pela transmissão da vibração do tampo para o fundo, fazendo com que os sons graves, médios e agudos, sejam uniformemente distribuidos por todo a caixa de ressonância, além de servir como um pilar de sustentação para o lado direito, evitando deformações no tampo e conseqüentemente distorções no som.
A sonoridade de um violino não se resume apenas nas técnicas de construção utilizadas pelo luthier ou na qualidade da madeira empregada por ele, mas na soma de todos estes fatores incluindo os ajustes de alma e cavalete, que representam a etapa final e crucial da construção do violino. Para ajustar a alma no violino é necessário entender primeiro que ela trabalha em conjunto com a barra harmônica, veja o gráfico ao lado, observe que a alma e a barra harmônica estão exatamente na mesma direção dos pezinhos do cavalete, isto significa que existem dois focos acústicos, o grave e o agudo, por este motivo deve-se calcular o posicionamento da alma de acordo com a distância da barra harmônica em relação aos efs e um pouco atrás do pé do cavalete, devido a concavidade da parte interna do tampo e do fundo, a alma deve ser chanfrada nas suas extremidades para que se encoste totalmente em ambas as superfícies. O material geralmente utilizado na confecção da alma é o abeto, pois a grande maioria dos tampos são feitos com esta madeira e para escolher a madeira ideal para a alma, deve-se observar as distâncias entre os veios do tampo, para que haja um equilíbrio tonal no som do instrumento. 

3 comentários:

  1. Obrigado por esta explicação.
    Você vende assessórios para ajuste da alma?
    Você vende espaleira para viola 4/4 (tá difícil achar)
    Você não tem mais matéria sobre ajuste de violino, viola etc?
    Grato
    Gustavo - RJ

    ResponderExcluir
  2. Ola Gustavo, se vc precisar de tais ferramentas eu posso ate t vender, mas sao importadas, e nescessita de uma certa experiencia com elas. Acesse o meu facebook. Samuel Ferreira ou meu email ajustesviolino@gmail.com. Obrigado.!

    ResponderExcluir
  3. Samuel, o corte do chanfro na alma deve ser horizontal ou vertival , em relação aos veios da madeira ?

    ResponderExcluir